Ilustração para os Novos Media // ANUAL

Apresentação

A Ilustração marca hoje uma presença muito forte em todos os meios digitais e interativos, para além de variados suportes impressos. Neste curso desenvolves estilos e técnicas de produção de layouts para marcas, produtos ou projetos de autor para maior visibilidade nesses meios: revistas, jornais, redes sociais, websites e blogs.

Aprendes técnicas de ilustração, tratamento e produção de imagem para criares um ebook, uma fanzine ou artwork para projetos musicais ou culturais, por exemplo. Aplicas conceitos de comunicação que envolvem noções de narrativa, usabilidade, layout e tipografia.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

UNIDADE 1 // PROCESSO CRIATIVO

> O conceito de Ilustração e as suas diferentes tipologias.

> Como desenvolver um processo criativo.

> Experimentação nos domínios da ilustração interpretativa e descritiva.

> Estudo da relação entre imagem e texto.

> Narrativa: comunicar com clareza.

> Workshop de Desenho à mão livre.

> Desenho digital com uso de mesa e caneta digital.

 

UNIDADE 2 // ILUSTRAÇÃO E OS MEIOS ANALÓGICOS

> Responder a briefing de ilustração descritiva / editorial.

> Responder a briefing de ilustração interpretativa / de autor.

> Exploração da linha e mancha, forma e cor e composição.

> Colagem e Recortes: ilustrar sem desenhar.

> Carimbos, stencils e técnicas de transferência de imagem.

> Consolidação de valências no uso de materiais analógicos para o posterior tratamento nos meios digitais.

> Construção de livros e Pop-ups.

> Serigrafia em atelier especializado. > Risografia em atelier especializado.

 

UNIDADE 3 // ILUSTRAÇÃO DIGITAL E PARA O DIGITAL

> Tratamento avançado de imagem, integração de imagens provenientes de origens diferentes, retoque digital, integração tipográfica.

> Produção de gráficos de natureza fotográfica, edição de cor e efeitos de cor.

> Gráficos vetoriais.

> Produção de tipografia digital: criação e integração tipográfica, cuidados na utilização de fontes, tipografia criativa.

> Pintura digital; converter desenhos analógicos em digitais. > Simulação do analógico no digital.

> Resposta a briefings Editoriais (publicidade, capas de livros, ilustração para Jornais e revistas).

> Artwork para música (Capas de CD, merchandise, gráficos para vídeo-projecção em espetáculos).

> Criação de Infografias.

> Princípios de ilustração para os novos media, estática e animada.

> Construção de um storyboard.

> Workshop de layouts digitais, GUI e icons.

> Produzir um E-book interativo.

 

UNIDADE 4 // PROJETO FINAL

> Projeto individual, de autor, que pretende desenvolver os conhecimentos e competências adquiridas no curso, para apresentação de um projeto pessoal do aluno.

> Desenvolvimento e execução acompanhados por um professor.

> Apresentação a um Júri composto por profissionais do meio.

 

UNIDADE 5 // PORTEFÓLIO

> Criação de um portfolio profissional.

> Como selecionar e apresentar trabalhos online.

> Técnicas de divulgação do individuo como Autor.

> Técnicas para a divulgação de um projeto.

> Workshop de Marketing digital. > Workshop de Direitos de Autor e Contratos.

 

UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

> Laboratório de Inovação e Criatividade.

> Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.

> Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.

> Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.

> Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.

> Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.