Jornalismo, Comunicação e Media Digitais - BTEC HND

Apresentação

Curso de Jornalismo, Comunicação e Media Digitais BTEC HND  (2 Anos)

Bem-vindo ao mais abrangente curso de Jornalismo, Comunicação e Media Digitais de Portugal, com certificação internacional HND.

Na ETIC vais ter oportunidade de aprender jornalismo com excelentes profissionais do mercado, com amplo conhecido da vida nas redações. Em nenhum outro curso vais encontrar profissionais tão qualificados como José Alberto Carvalho, Judite Sousa, Pedro Mourinho, Rita Marrafa de Carvalho, José Vegar, Paulo Moura, Filomena Martins, Ricardo Martins Pereira, Nuno Santos, entre muitos outros.

Aulas teóricas e práticas em contexto real, numa experiência pedagógica e social enriquecedora, a pensar no teu crescimento pessoal e na inserção no mercado de trabalho.

 

 

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

 

1º ANO

INTRODUÇÃO À PRÁTICA JORNALÍSTICA (Journalism Practices)

Nesta unidade os alunos devem compreender a importância dos Media e do papel do jornalista nas sociedades contemporâneas, desenvolver competências básicas para a pesquisa e desenvolvimento de notícias, entrevistas e reportagens, em linguagem cuidada e em condições de serem publicadas.

Professores: Nuno Azinheira, José Alberto Carvalho, António Granado e José Vegar

 

INDÚSTRIA DOS MÉDIA (Creative Media Industry)

Ao mesmo tempo que procuram ganhar competências práticas jornalísticas e ferramentas comunicacionais, os alunos exploram as características específicas deste mercado, tendo em atenção as suas realidades históricas, políticas, económicas e tecnológicas.

Professores: Miguel Crespo e João Lopes

 

JORNALISMO E SOCIEDADE (Journalism & Society)

Os jornalistas trabalham num contexto social, politico e legal muito particular. Esta unidade permitirá aos alunos entender a relação entre os jornalistas e a sociedade, seja na sua vertente institucional, quer na sua componente ética e deontológica.

Professores: Miguel Crespo, Filomena Martins e Manuel Falcão

 

 EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA (Professional Pratice)

 As indústrias criativas estão em permanente mudança, na sequencia do desenvolvimento da tecnologia, das mudanças sociais e dos contextos culturais. O objetivo desta unidade é apoiar os estudantes na sua relexão prática e nas áreas de desenvolvimento pessoal e profissional. Os alunos devem saber refletir sobre o desenvolvimento da sua carreira e reunir as competências necessárias para tal.

 Professores: Nuno Azinheira, Ricardo Martins Pereira e Nuno Santos

 

 NOVAÇÃO E DESIGN DE COMUNICAÇÃO (Digital Page Production)

Esta unidade introduz a importância da imagem fotográfica na elaboração de uma história. O aluno deverá apreender a importância da imagem no desenvolvimento da comunicação e no design de páginas impressas ou de layouts multimédia.

Professores: Nuno Azinheira, António Pedro Santos e Jorge Silva

 

REPORTAGEM, CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGEM (Film & Vídeo Editing)

Esta unidade dá aos estudantes a oportunidade de se habituarem aos processos e práticas de reportagem para rádio e televisão, captação e edição de imagem. Os alunos devem aprender como captar imagens de forma a contar uma história e montá-la de forma estética e jornalisticamente relevantes para melhor informar.

Professores: João Cunha, Carlos Pinota e Rita Marrafa de Carvalho

 

ENTREVISTAS E TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO (Interview & Presentation Techniques)

Esta unidade dá aos estudantes a oportunidade de estudar e praticar entrevistas e técnicas de apresentação em televisão e rádio. Os estudantes vão aprender a procurar os factos, escrever para televisão e rádio, formular guiões para entrevistas.

Professores: Nuno Azinheira, Judite Sousa, Pedro Mourinho

 

PROJETO INDIVIDUAL (Individual Project)

Perante um determinado tema, previamente definido, o aluno deve ser capaz de pesquisar, refletir e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano para ser capaz de concretizar o projeto individual, que deve ser apresentado em um de dois suportes (vídeo ou digital). Ou seja, um programa de televisão ou blogue.

a) Esta unidade será dividida ao longo do ano letivo, para que o aluno possa ser acompanhado na preparação do seu projeto final de ano.

Professores: Nuno Azinheira e Miguel Crespo

 

2º ANO

NOTÍCIAS E CONTEÚDOS (News and Editorial)

Os avanços tecnológicos significativos dos últimos anos vieram alterar o velho conceito de que apenas os jornalistas, comentadores e colunistas podem constituir-se como fonte de notícias e de conteúdos editoriais. A Internet veio permitir o acesso de todos a tudo e deu poder para que qualquer pessoa possa construir, na sua própria plataforma, o seu conteúdo. De que forma isso é possível? Que limites éticos e deontológicos? Que credibilidade?

Professores: Nuno Azinheira, Diogo Queiroz de Andrade e Luís Sobral

 

ESTUDOS AVANÇADOS DE COMUNICAÇÃO (Advanced Journalism Studies)

A Comunicação moderna e o jornalismo exige profissionais bem preparados nas diferentes áreas, sendo capazes de produzir conteúdos de qualidade em diversos formatos. Nesta unidade, os estudantes desenvolvem a sua prática e competências técnicas na escrita, na criação de conteúdos multimédia e na capacidade de criar um produto final de qualidade.

Professores: Nuno Azinheira, Nuno Santos, Luís Filipe Borges, Francisco Sena Santos e João Santareno de Sousa

 

JORNALISMO ESPECIALIZADO (Specialist Journalism)

O Jornalista é um especialista em generalidades. No mundo global, em que todos têm acesso a tudo, só mais especializados são capazes de chegar mais longe na profissão. Nesta unidade, os alunos trabalham na especialização das suas competências (nos mais diferentes formatos). No final, os estudantes serão capazes de comunicar para leitores e consumidores especializados em politica, justiça, economia, saúde ou desporto

Professores: Anselmo Crespo, Sara Antunes de Oliveira, Filipe Alves e Ana Rute Peixinho

 

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES (Personal Professional Development)

O objetivo desta unidade é apoiar os estudantes a fazer a transição entre os estudos e o mercado de trabalho ou o trabalho freelance. Elaborar planos de carreira, escrever currículos vitae, ferramentas legais, planos de negócio, criação de agendas próprias.

Professores: Miguel Crespo e Paulo Moura

 

MULTIMÉDIA E REDES SOCIAIS (Social Media Pratice)

Esta unidade explora o novo ecossistema cultural da comunicação, em que as redes sociais e os medias digitais têm uma importância crescente. Facebook, Twitter, Linkedin, blogues, sites e aplicações são hoje uma ferramenta essencial. Esta unidade permitirá aos alunos analisar o mercado e desenvolver uma estratégia de comunicação digital.

Professores: Miguel Crespo, Ricardo Tomé e Helena Santos

 

RELAÇÕES PÚBLICAS, MARKETING E COMUNICAÇÃO (Marketing and Promotion)

No mundo da comunicação, do jornalismo e das suas relações com os vários poderes, instituídos, os profissionais têm de ser capazes de conhecer o mercado e perceber de que forma devem chegar mais eficazmente aos seus receptores. Esta unidade visa perceber a importância das relações públicas e desenvolver estratégias de comunicação e marketing.

Professores: Nuno Azinheira, Luís Paixão Martins e Afonso Veiga Lopes

 

PROJETO COLETIVO (Colaborative Project)

Esta unidade foi pensada para desenvolver a interdisciplinariedade e a colaboração entre alunos, na concretização de um trabalho coletivo com base num conceito estabelecido previamente. Os estudantes terão a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos, e/ou com parceiros externos com experiências partilhadas.

a) Esta unidade será dividida ao longo do ano letivo, para que os alunos possam ser acompanhados na preparação dos seus projetos finais de ano.

Professores: Nuno Azinheira e Miguel Crespo