Jornalismo, Comunicação e Media Digitais - BTEC HND

Apresentação

Curso de Jornalismo, Comunicação e Media Digitais BTEC HND  (2 Anos)

Este é um curso global de Jornalismo, Comunicação e Media Digitais, com certificação internacional HND. O aluno tem a oportunidade de aprender jornalismo com profissionais de renome, com amplo conhecimento da vida nas redações. Aqui lecionam profissionais como José Alberto Carvalho, Judite Sousa, Pedro Mourinho, Rita Marrafa de Carvalho, José Vegar, Paulo Moura, Filomena Martins, Ricardo Martins Pereira, Nuno Santos, entre muitos outros. O percurso académico é feito de aulas teóricas e práticas em contexto real, numa experiência pedagógica e social enriquecedora, a pensar no crescimento pessoal e na inserção no mercado de trabalho.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

 

1º ANO

INTRODUÇÃO À PRÁTICA JORNALÍSTICA (JOURNALISM PRACTICES)

Nesta Unidade, o aluno deve compreender a importância dos Media e do papel do jornalista nas sociedades contemporâneas, desenvolver competências básicas para a pesquisa e desenvolvimento de notícias, entrevistas e reportagens, em linguagem cuidada e em condições de serem publicadas

PROFESSORES: Nuno Azinheira, José Alberto Carvalho, António Granado e José Vegar

 

INDÚSTRIA DOS MÉDIA (CREATIVE MEDIA INDUSTRY)

Ao mesmo tempo que procuram ganhar competências práticas jornalísticas e ferramentas comunicacionais, o aluno explora, nesta Unidade, as características específicas deste mercado, tendo em atenção as suas realidades históricas, políticas, económicas e tecnológicas.

PROFESSORES: Miguel Crespo e João Lopes

 

JORNALISMO E SOCIEDADE (JOURNALISM & SOCIETY)

Os jornalistas trabalham num contexto social, politico e legal muito particular. Esta Unidade permitirá ao aluno entender a relação entre os jornalistas e a sociedade, seja na sua vertente institucional, quer na sua componente ética e deontológica.

PROFESSORES: Miguel Crespo, Filomena Martins

 

EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA (PROFESSIONAL PRACTICE)

As indústrias criativas estão em permanente mudança, na sequência do desenvolvimento da tecnologia, das mudanças sociais e dos contextos culturais. O objetivo desta unidade é apoiar o aluno na sua reflexão prática e nas áreas de desenvolvimento pessoal e profissional. O aluno deve saber refletir sobre o desenvolvimento da sua carreira e reunir as competências necessárias para tal

PROFESSORES: Nuno Azinheira e Nuno Santos

 

INOVAÇÃO E DESIGN DE COMUNICAÇÃO (DIGITAL PAGE PRODUCTION)

Esta Unidade introduz a importância da imagem fotográfica na elaboração de uma história. O aluno deverá apreender a importância da imagem no desenvolvimento da comunicação e no design de páginas impressas ou de layouts multimédia.

PROFESSORES: João Silva e António Pedro Santos

 

REPORTAGEM, CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGEM (FILM & VÍDEO EDITING)

Esta Unidade dá ao aluno a oportunidade de se habituar aos processos e práticas de reportagem para rádio e televisão, captação e edição de imagem. Irá aprender como captar imagens de forma a contar uma história e montá-la de forma estética e jornalisticamente relevantes para melhor informar.

PROFESSORES: João Cunha, Carlos Pinota e Rita Marrafa de Carvalho

 

ENTREVISTAS E TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO (INTERVIEW & PRESENTATION TECHNIQUES)

Esta Unidade dá ao aluno a oportunidade de estudar e praticar entrevistas e técnicas de apresentação em televisão e rádio, aprendendo a procurar os factos, escrever para televisão e rádio, formular guiões para entrevistas.

PROFESSORES: Nuno Azinheira, Judite Sousa, Pedro Mourinho

 

PROJETO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT)

Perante um determinado tema, previamente definido, o aluno deve ser capaz, ao longo desta Unidade, de pesquisar, refletir e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano para ser capaz de concretizar o projeto individual, que deve ser apresentado em um de dois suportes (vídeo ou digital). Ou seja, um programa de televisão ou blogue.

PROFESSORES: Nuno Azinheira e Miguel Crespo

 

2º ANO

NOTÍCIAS E CONTEÚDOS (NEWS AND EDITORIAL)

Os avanços tecnológicos significativos dos últimos anos vieram alterar o velho conceito de que apenas os jornalistas, comentadores e colunistas podem constituir-se como fonte de notícias e de conteúdos editoriais. A Internet veio permitir o acesso de todos a tudo e deu poder para que qualquer pessoa possa construir, na sua propria plataforma, o seu conteúdo. A Unidade lança as seguintes questões: De que forma isso é possível? Que limites éticos e deontológicos? Que credibilidade?

PROFESSORES: Nuno Azinheira e Luís Sobral

 

ESTUDOS AVANÇADOS DE COMUNICAÇÃO (ADVANCED JOURNALISM STUDIES)

A Comunicação moderna e o jornalismo exigem profissionais bem preparados nas diferentes áreas, sendo capazes de produzir conteúdos de qualidade em diversos formatos. Nesta Unidade, o aluno desenvolve a sua prática e competências técnicas na escrita, na criação de conteúdos multimédia e na capacidade de criar um produto final de qualidade.

PROFESSORES: Nuno Azinheira, Nuno Santos, Luís Filipe Borges, Francisco Sena Santos e João Santareno de Sousa

 

JORNALISMO ESPECIALIZADO (SPECIALIST JOURNALISM)

O Jornalista é um especialista em generalidades. No mundo global, em que todos têm acesso a tudo, só os mais especializados são capazes de chegar mais longe na profissão. Nesta Unidade, o aluno trabalha na especialização das suas competências (nos mais diferentes formatos). No final, será capaz de comunicar para leitores e consumidores especializados em política, justiça, economia, saúde ou desporto.

PROFESSORES: Anselmo Crespo, Sara Antunes de Oliveira, Filipe Alves e Ana Rute Peixinho

 

NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES (PERSONAL PROFESSIONAL DEVELOPMENT)

O objetivo desta Unidade é apoiar o aluno na transição entre os estudos e o mercado de trabalho ou o trabalho freelance. Elaborar planos de carreira, escrever currículos vitae, ferramentas legais, planos de negócio, criação de agendas próprias são os pontos abordados.

PROFESSORES: Miguel Crespo e Paulo Moura

 

MULTIMÉDIA E REDES SOCIAIS (SOCIAL MEDIA PRACTICE)

Esta Unidade explora o novo ecossistema cultural da comunicação, em que as redes sociais e os medias digitais têm uma importância crescente. Facebook, Twitter, Linkedin, blogues, sites e aplicações são hoje uma ferramenta essencial. A Unidade permite ao aluno analisar o mercado e desenvolver uma estratégia de comunicação digital.

PROFESSORES: Miguel Crespo, Ricardo Tomé e Helena Santos

 

RELAÇÕES PÚBLICAS, MARKETING E COMUNICAÇÃO (MARKETING AND PROMOTION)

No mundo da comunicação, do jornalismo e das suas relações com os vários poderes, instituídos, os profissionais têm de ser capazes de conhecer o mercado e perceber de que forma devem chegar de modo eficaz aos seus recetores. Esta Unidade visa perceber a importância das relações públicas e desenvolver estratégias de comunicação e marketing.

PROFESSORES: Nuno Azinheira, Luís Paixão Martins e Afonso Veiga Lopes

 

PROJETO COLETIVO (COLABORATIVE PROJECT)

Esta Unidade foi pensada para desenvolver a interdisciplinariedade e a colaboração entre alunos, na concretização de um trabalho coletivo com base num conceito estabelecido previamente. O aluno tem a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos, e/ou com parceiros externos com experiências partilhadas.

PROFESSORES: Nuno Azinheira e Miguel Crespo