Jornalismo e Comunicação Audiovisual // ANUAL

Apresentação

O mundo mudou. O público mudou. A tecnologia mudou. O jornalismo também mudou. Por essa razão, o ensino do jornalismo também tem de mudar. Na ETIC assumimos essa mudança. Mantendo o rigor e o compromisso pedagógico com a excelência, abrindo novos horizontes e novas perspetivas de mercado.
No papel, no online, na rádio ou na televisão, jornalismo são factos. Da política ao desporto, da economia ao lifestyle, os jornalistas têm um papel fundamental nas sociedades contemporâneas democráticas e globalizadas.
Este curso de um ano permite-te refletir o mundo dos Media, perceber os novos modelos de negócio e aprender as técnicas e obrigações éticas e deontológicas de quem quer fazer da sua vida a comunicação e o jornalismo.
 

Estrutura do curso

PROGRAMA CURRICULAR 
 
UNIDADE 1 // JORNALISMO:
Técnicas de Redação, Deontologia e fontes de informação
Professor: Nuno Azinheira (19h-22h)
 
Fotojornalismo
Professor: António Pedro Santos (19h-23h)
 
Histórias e notícias
Professora: Catarina Carvalho (19h-23h)
 
UNIDADE 2 // A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
Sites, blogues e novas plataformas
Professor: Ricardo Martins Pereira (19h-23h)
 
Métrica e Gestão de Redes Sociais
Professora: Helena Santos (20h-23h)
 
UNIDADE 3 // A RÁDIO EM DIRETO
Comunicar para grandes audiências
Professor: Rui Pego (19h-22h)
 
Jornalismo Radiofónico
Professor: João Cunha (19h-22h)
 
UNIDADE 4 // TELEVISÃO: DO TERRENO PARA O ESTÚDIO
Reportagem televisiva
Professora: Rita Marrafa de Carvalho (19h-23h)
 
Captação e edição de imagem
Professor: Carlos Pinota (19h-23h)
 
Apresentação e edição
Professor: Alberta Marques Fernandes (19h-23h)
 
UNIDADE 5 // O MERCADO DOS MEDIA
Comunicação e Mercado
Professor: Nuno Azinheira com convidados (19h-22h)                                    
1 aula, 1 convidado, 1 experiência
 
UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA
> Laboratório de Inovação e Criatividade.
> Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.
> Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.
> Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projecos.
> Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.
> Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.