Produção de Eventos // ANUAL

Apresentação

Criar, produzir e promover um evento é o foco deste curso. Com base na estratégia e na criatividade, é fomentada a geração de ideias e conceitos inovadores para eventos que sejam capazes de acrescentar valor competitivo às marcas e organizações.

Irás aprender a gerir trabalho em equipa, a planear as diversas etapas e intervenientes de um evento, a realizar o dossier de produção e a estruturar quer o plano orçamental, quer o de marketing e comunicação.

Estrutura do curso

PROGRAMA CURRICULAR

UNIDADE 1 // WORKSHOP DE CRIATIVIDADE

A educação tradicional transforma crianças criativas em adultos desinspirados. Numa época em que a tecnologia trata de quase tudo o que está ligado à lógica e ao pensamento linear e num curso de iniciação a uma atividade profissional em que os inesperados são uma constante garantida, este módulo pretende reconectar a criatividade e a capacidade de gerar boas ideias para ultrapassar todo o tipo de obstáculos.

 

UNIDADE 2 // PENSAMENTO ESTRATÉGICO E PITCHING

>Estratégia de comunicação; enquadramento de branding; as ferramentas de comunicação.

> Objetivos e vantagens em diferentes tipos de eventos e ativação de marca; eventos internos e corporativos; lançamento de produto; patrocínios.

> Como mapear as áreas de patrocínio; como construir uma proposta.

> Introdução ao pitching; oratória e dicção; gestão da aparência.

> Comunicação não-verbal; retórica; estilos de comunicação; gestão de conteúdo.

> Valor competitivo e sustentabilidade da ideia.

 

UNIDADE 3 // PRODUÇÃO DE EVENTOS

> O que é e o que se faz; dossier de produção; cadernos de encargos; guião do evento; protocolo; legislação portuguesa para eventos; eventos culturais, desportivos, empresariais, corporativos e ecofriendly.

> Gestão: do planeamento à viabilização financeira de um evento; conceitos; ferramentas de análise; linhas estratégicas; análise de casos reais.

> Planeamento: etapas; diálogo inicial com clientes e criativos; interpretação da estratégia criativa; estruturação de um plano de trabalho; o dia do evento; análise e relatórios.

 

UNIDADE 4 // MARKETING E COMUNICAÇÃO

> Noções de Marketing e Comunicação; difusão da mensagem nas plataformas de comunicação; planos de Comunicação integrados nos planos de Produção; estratégia de Comunicação e estratégia de Marketing no mercado de trabalho.

 

UNIDADE 5 // PROJETO

> Projeto em Contexto Real 1 - Integração dos alunos nas equipas de Produção Executiva no âmbito da parceria estratégica com o Culture Trend Lisbon (CTL). Experiência no terreno e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

> Projecto em Contexto Real 2 - Integração dos alunos nas equipas de Produção Executiva no âmbito da parceria estratégica com o Clube de Criativos de Portugal (CCP). Experiência no terreno e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

 

UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

> Laboratório de Inovação e Criatividade.

> Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.

> Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.

> Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projetos.

> Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.

> Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.