Produção e Criação Musical // ANUAL

Apresentação

Este curso é desenhado para providenciar uma experiência completa e holística no mundo da produção musical, através da exposição a todos os passos práticos, técnicos e psicológicos deste processo, desde a criação da música até a sua finalização e marketing, desenvolvendo hábitos criativos organizados, capacidade de identificar e resolver problemas ao longo do percurso, métodos de comunicação com outros membros da equipa e uma orientação profissional e artística.

Direcionado para alunos trabalhadores e determinados e com paixão a nível musical, o curso irá revelar como todo o processo de produção musical funciona, através de uma série de trabalhos práticos em vários estilos musicais, com componentes individuais e em equipa.

Através de aulas com professores experientes e com convidados em diversas áreas, o aluno irá aprender e desenvolver técnicas de composição, gravação, produção, manipulação de áudio, mistura, masterização, marketing e apresentação ao mundo.

Também irá descobrir como se orientar artistica e profissionalmente, comunicar com outros membros de equipa, desenvolver a sua própria voz, estilo e abordagem e finalmente como apresentar as suas ideias ao mundo.

Estrutura do curso

PROGRAMA CURRICULAR

UNIDADE 1 // DESENVOLVIMENTO CRIATIVO, DIRECÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLOGIAS DE ÁUDIO

>  Breve história da música e evolução de técnicas musicais.
>  Tecnologias de áudio: ferramentas e técnicas elementares.
>  Apresentação a Digital Audio Workstations (Protools, Ableton Live, Logic Pro).
>  Comunicação, psicologia e hierarquia entre equipas.
>  Princípios de áudio, percepção musical, acústica e psicoacústica.
>  Desenvolvimento do ouvido, controlo de atenção e espírito critico.
>  Planeamento artístico, profissional e objectivos.
>  Desenvolvimento de identidade artística e hábitos criativos

 

UNIDADE 2 // COMPOSIÇÃO, PRÉ-PRODUÇÃO E GRAVAÇÃO.

>  Composição e gravação por objectivos e instrumentos.
>  Técnicas de composição e composição criativa.
>  Letras, mensagem e coerência artística.
>  Pré-produção, preparação do projecto, organização.
>  Programação de instrumentos e ritmos.
>  Desenvolvimento e gravação vocal.
>  Vozes avançadas: Leads, Harmonias, Doubles, Edição extra.

 

UNIDADE 3 // PÓS PRODUÇÃO, MISTURA E MASTERING

>  Análise de problemas e técnicas de limpeza e restauro de sinal.
>  Pós-produção, direcção artística e substituição de instrumentos.
>  Pós-produção vocal: afinação de vozes, compilação e estruturação harmónica.
>  Programação de instrumentos e ritmos sobre material gravado.
>  Mistura, técnicas e abordagens criativas.
>  Mastering, finalização e standards de distribuição.

 

UNIDADE 4 // SOM AO VIVO E APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA

>  Tecnologias de palco, técnicas e sistemas.
>  Planeamento artístico e técnico para o vivo.
>  Apresentação e performance em palco.
>  Idealização de identidade artística ao vivo.
>  Organização de riders, stage plots e requisitos para espectáculos.

 

UNIDADE 5 // GESTÃO, MARKETING E DIRECÇÃO PROFISSIONAL

>  Organização estrutural artística, managers, gestores.
>  Planeamento de carreira, promoção pessoal.
>  Analise de mercados, Modelos de negócios e planos de gestão.
>  Comunicação interdisciplinar, abertura de canais de comunicação.
>  Desenvolvimento de Marketing pessoal.
>  Desenvolvimento de uma imagem visual e escrita de artista.
>  Lançamento de música, passos de distribuição e promoção.
>  Direitos, copyright e direcção profissional.

 

UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

>  Laboratório de Inovação e Criatividade.
>  Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.
>  Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade, de diferentes cursos.
>  Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação de projectos.
>  Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de sustentabilidade profissional e comercial.
>  Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.


ORIENTAÇÕES PROFISSIONAIS

> Produção e composição musical.
> Mistura e mastering de música.
> Conceptualização e criação de projectos.
> Produção e composição para projectos audiovisuais.
> Promoção e marketing de música e conteúdos.