Produção e Criação Musical // ANUAL

Apresentação

Este curso é desenhado para providenciar uma experiência completa do mundo da produção musical, através da exposição a todos os passos práticos, técnicos e artísticos deste processo, desde a criação da música até a sua finalização e marketing.

Desenvolvem-se processos criativos organizados, exercita-se a capacidade de identificar e resolver problemas ao longo do percurso e trabalha-se em equipa, através de uma orientação profissional e artística.

Através de aulas com professores experientes e com convidados em diversas áreas, o aluno vai aprender e desenvolver técnicas de composição, gravação, produção, manipulação de áudio, mistura, masterização e marketing.

Também irá descobrir como se orientar artística e profissionalmente, comunicar com outros membros de equipa, com instrumentistas e cantores, conhecer estilos e abordagens e finalmente como apresentar as suas ideias ao mundo.

Estrutura do curso

PROGRAMA CURRICULAR

UNIDADE 1 // DESENVOLVIMENTO CRIATIVO, DIRECÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLOGIAS DE ÁUDIO

> Breve história da música e evolução de técnicas musicais.

> Tecnologias de áudio: ferramentas e técnicas elementares.

> Apresentação a Digital Audio Workstations.

> Comunicação e funções das equipas e players no mercado (RF)

> Princípios de áudio, percepção musical, acústica e psicoacústica.

> Desenvolvimento do ouvido, controlo de atenção e espírito critico.

> Planeamento artístico, profissional e objectivos.

 

UNIDADE 2 // COMPOSIÇÃO, PRÉ-PRODUÇÃO E GRAVAÇÃO

> Composição e gravação por objectivos e instrumentos.

> Técnicas de composição e composição criativa.

> Letras, mensagem e coerência artística.

> Pré-produção, preparação do projecto, organização.

> Programação rítmica de beats e outros instrumentos.

> Desenvolvimento e gravação vocal.

> Técnicas avançadas de gravação/produção de vozes: leads, harmonias, doubles, adlibs, etc.

 

UNIDADE 3 // PRODUÇÃO, MISTURA E MASTERIZAÇÃO

> Análise de problemas e técnicas de limpeza e restauro de sinal.

> Direcção artística e substituição de instrumentos (soundreplacement e triggers).

> Produção vocal: afinação de vozes, compilação e estruturação harmónica.

> Organização de sessão de produção (AUX, VCA, GROUPS, ETC.) (RF)

> Mistura, técnicas e abordagens criativas.

> Mastering, finalização e standards de distribuição.

> Pós-Produção áudio (princípios).

 

UNIDADE 4 // LIVE PERFORMANCE

> Tecnologias de palco, técnicas e sistemas.

> Planeamento artístico e técnico para o vivo.

> Apresentação e performance em palco.

> Idealização de identidade/imagem artística.

> Organização de riders, stage plots e requisitos para espectáculos.

 

UNIDADE 5 // GESTÃO, MARKETING E DIRECÇÃO PROFISSIONAL

> Organização estrutural artística, managers, gestores.

> Planeamento de carreira, promoção pessoal.

> Analise de mercados, modelos de negócios e planos de gestão.

> Comunicação interdisciplinar, abertura de canais de comunicação.

> Desenvolvimento de marketing pessoal.

> Desenvolvimento de uma imagem visual e escrita de artista.

> Lançamento de música, passos de distribuição e promoção.

> Plataformas digitais e distribuidoras nacionais.

> Direitos de Autor (SPA e Publishers) e Direitos Conexos (Artista e Editor Fonográfico).

 

UNIDADE 6 // PROJETO MULTIDISCIPLINAR ETIC_IDEIA

> Laboratório de Inovação e Criatividade.

> Criação e desenvolvimento de um grande projeto multidisciplinar.

> Trabalho em equipa constituída por alunos de cada área de especialidade,

de diferentes cursos.

> Preparação para contextos reais de desenvolvimento e implementação

de projectos.

> Criação de conceitos, conteúdos, produtos e estratégias com potencial de

sustentabilidade profissional e comercial.

> Apresentação à comunidade escolar, profissional e cultural.