Sound Design for New Media Production - BTEC HND

Apresentação

O curso de Som BTEC HND (2 Anos) 

É o primeiro curso em Portugal que aborda de forma prática o design de som a todos os níveis: para além da formação em termos de técnicas de som, adquires competências para desenhar sistemas, desenvolver complexas técnicas de edição, mistura, masterização para cinema e videojogos, passando por espetáculos de música e artes performativas.

O percurso de aprendizagem inclui ainda a previsão, isolamento e tratamento acústico de salas, trabalhando com os mais modernos e sofisticados softwares. Ao entrares em contacto com o estúdio de gravação e todo o tipo de eventos, alias a teoria à prática e desenvolves competências técnicas, artísticas e criativas para gravação musical, som direto, pós-produção, som ao vivo, som para cinema, televisão e home studio.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

1º ANO

PROJECTO INDIVIDUAL (INDIVIDUAL PROJECT, PEARSON-SET)
O objectivo desta unidade é desenvolver competências de investigação através da realização de uma pesquisa sustentada e orientada para a realização de um projecto individual dentro da área. Mobilizando metodologias e práticas criativas em resposta a um tema dado, os alunos vão aplicar as competências e conhecimentos adquiridos noutras unidades no sentido de realizar e apresentar um projecto de acordo com as práticas profissionais da indústria.
 
INDÚSTRIAS CRIATIVAS (CREATIVE MEDIA INDUSTRY)
Nesta unidade os alunos vão conhecer as indústrias criativas e as suas bases de produção, desenvolvendo uma ampla compreensão contextual da indústria e das práticas de negócios específicas da área, e aprofundando as competências de pesquisa.
 
PRÁTICAS PROFISSIONAIS (PROFESSIONAL PRACTICE)
O objectivo desta unidade é apoiar os alunos no desenvolvimento da prática reflexiva em áreas fundamentais para o seu crescimento profissional na indústria dos media criativos. Vão produzir gravações de nível profissional, desenvolvendo as competências práticas e teóricas implicadas no uso de microfonia e técnicas de gravação multipista.
 
PRÁTICAS DE ESTUDIO DE SOM (AUDIO PRACTICES)
O áudio digital está no centro da maioria dos processos de produção áudio nos dias de hoje: a facilidade com que se consegue hoje em dia gravar, editar, misturar, copiar e distribuir áudio, combinados com o seu custo relativamente baixo, significa que toda a gente neste momento tem acesso a este tipo de tecnologias, que já foi domínio dos grandes estúdios de gravação. Nesta unidade os alunos irão conhecer e compreender a grande variedade de técnicas de áudio existentes, as tecnologias de gravação e as práticas de produção técnica mais actuais na indústria de som.
 
ESTUDOS DE ÁUDIO (AUDIO STUDIES)
Compreender o áudio de forma mais profunda poderá levar a um maior prazer no momento de ouvir, escrever e produzir para os diferentes media: Rádio, podcasts, áudio-guias, áudio-livros e bandas sonoras para televisão ou cinema têm o poder de entreter, excitar e criar emoções. Nesta unidade o aluno irá desenvolver competências técnicas para exercer as funções de diretor de som em cinema e televisão, compreendendo o que implica ser o responsável técnico pela criação sonora de um filme em cooperação com operadores e assistentes de som.
 
ESCRITA PARA SOM (SCRIPTWRITING FOR SOUND)
Escrever um argumento de áudio requer uma capacidade de pensar em som e não em imagens. Sem as restrições de um meio visual, o profissional pode disfrutar de muitos benefícios, podendo ser recriados locais no estúdio de som usando tecnologia e criatividade para fazer disparar a imaginação. Nesta unidade os alunos irão desenvolver técnicas e recursos de som que podem ser utilizados para ilustrar uma história.
 
TECNOLOGIAS DE ÁUDIO (AUDIO TECHNOLOGIES)
Os profissionais que trabalham em produção de áudio encontram uma ampla de tecnologia de hardware e software. Escolher o equipamento correcto para um projecto e configurá-lo de forma correcta é muito importante. Nesta unidade o aluno vai aprender a utilizar as funções de composição, programação e produção áudio através do uso do MIDI, disponibilizadas pelos modernos editores e sequenciadores musicais. Irá ainda utilizar e programar plataformas de prototipagem electrónica.
 
MISTURA E MASTERIZAÇÃO (MIXING AND MASTERING)
O objectivo desta unidade é dar a conhecer a tecnologia utilizada em estúdios de gravação, fornecendo as competências necessárias para misturar e masterizar programas de áudio. Vai proporcionar aos alunos o conhecimento e a compreensão das técnicas utilizadas pelos técnicos e produtores de música para combinar e misturar várias camadas de áudio em conjunto, no sentido de originar uma única faixa de áudio. Os processos de optimização desta faixa para audição final também terão de ser estudados (Masterização), assim como a multiplicidade de arquivos de áudio masterizados que podem ser produzidos.

 

2º ANO

PROJECTO COLABORATIVO (COLLABORATIVE PROJECT, PEARSON-SET)
Esta unidade foi projectada para desenvolver uma colaboração interdisciplinar e criativa em torno de um tema dado. A unidade concentra-se no envolvimento dos alunos com a comunidade em geral, fornecendo uma plataforma para explorar práticas colaborativas de trabalho na produção de media criativos. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos, trabalhar com parceiros externos ou colaborar com uma grande equipa de produção para a realização de um trabalho criativo. Através do desenvolvimento de um projecto colaborativo envolvendo várias áreas das indústrias criativas, o aluno irá aprofundar competências nas técnicas de pesquisa usadas pelos profissionais que trabalham em produção de media criativos.
 
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL (PERSONAL PROFESSIONAL DEVELOPMENT)
O objectivo desta unidade é apoiar os alunos na transição dos estudos para o mundo profissional do trabalho, ou como empregado de uma empresa ou como freelancer. A proposta é aplicar as competências e conhecimentos adquiridos no desenho de uma estratégia para o futuro profissional, ampliando as suas capacidades de aprendizagem contínua e de crescimento ao longo da sua carreira.
 
ESTUDOS AVANÇADOS DE SOM PARA MEDIA (ADVANCED SOUND MEDIA STUDIES)
A produção de som pode significar desenvolver um trabalho só de áudio, produzindo programas de rádio, gravações musicais – ou implicar uma associação de som à imagem, realizando produções para cinema e televisão. Esta unidade explora as competências práticas da pós-produção para diferentes media, dando especial destaque ao cinema e televisão. Propõe-se um trabalho prático em estúdios de pós-produção áudio e o exercício das competências envolvidas na combinação de sons e imagens em vários média.
 
SOM AO VIVO (LIVE MIXING)
A mistura ao vivo para concertos e outras actividades tais como televisão, teatro, performances, musicais envolve mais do que a operação de som e equipamento de reforço sonoro: envolve comunicação empática com os artistas, conhecimentos técnicos para a realização de riders e análise de fichas técnicas. Esta unidade visa promover o trabalho com sistemas de som ao vivo em recintos fechados e ao ar livre, desenvolvendo bases sólidas sobre a teoria e a prática do som ao vivo.
 
DESIGN DE SOM AVANÇADO PARA MEDIA INTERACTIVOS (ADVANCED SOUND DESIGN FOR INTERACTIVE MEDIA)
O design para jogos e outras formas de media interactivos é um dos maiores sectores de emprego actualmente na indústria do som e da música. Criar o design de som para um jogo não é apenas um desfio criativo, é também um desafio técnico. Esta unidade explora a criação de recursos de design de som específicos para criar interactividade com imagens em movimento, usadas em jogos e aplicativos. O aluno irá compreender e desenvolver competências relativas à conceção e produção de música e som para a indústria dos jogos de computador.
 
FUNDAMENTOS DO SOM (APPLIED SOUND PRINCIPLES)
Esta unidade explora as características físicas subjacentes das ondas sonoras, a sua propagação e a forma como o ser humano as interpreta. Os princípios acústicos serão aqui estudados e analisados. O aluno irá desenvolver formas de controlo e de reprodução de fenómenos acústicos com aplicação em vários contextos: controlo de ruído industrial, controlo de ruído ambiental, acústica arquitetónica, controlo de vibrações em máquinas e equipamentos, reprodução, auralização e síntese de fontes sonoras.
 
GESTÃO DE PROJECTO (PROJECT MANAGEMENT)
A direção de projecto abrange a gestão de um projecto desde a sua concepção, passando pelas etapas de pesquisa e produção, até á sua finalização. O objectivo desta unidade é explorar na teoria e na prática a gestão de um projecto. Os alunos irão desenvolver e implementar um plano estratégico para a criação, desenvolvimento e produção de um projecto.