Animação e Videojogos - BTEC HND

Apresentação


Curso de Animação e Videojogos BTEC HND (2 Anos)

Vais criar e promover os teus próprios projetos na área artística em Videojogos e Animação Digital, construindo o portfolio essencial para seres um profissional na indústria a nível nacional e internacional. Tens acesso ao programa PlayStation First® para desenvolver jogos em ambiente PlayStation 4™ e PlayStation VR™ e és acompanhado por profissionais experientes que trabalharam em títulos como Under Siege (PS3), Activision Decathlon (PC), Hasbro Mouse Trap (mobile).
No curso participas em Game Jams, workshops, conferências e também conheces You Tubers e especialistas da indústria em Master Classes na ETIC ou em eventos.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

HISTÓRIA E CULTURA DOS VIDEOJOGOS
(Estudos de jogos de computador)
Aquisição de competências em contextos culturais e estruturas lúdicas dos jogos de computador. Compreensão do espectro dos últimos 40 anos e a sua herança cultural na actual indústria.

CONCEPT ART
(Técnicas de desenho para arte conceptual de jogos de computador) Aquisição de competências de desenho, que permitam criar conceitos artísticos, como personagens e locais no âmbito do mundo dos videojogos.

INTRODUÇÃO ÀS TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO 2D
(Técnicas de animação)
Aquisição e aprendizagem de técnicas de animação para produções de nível profissional.

ANIMAÇÃO 2D PARA VIDEOJOGOS
(Competências práticas para animação de jogos de computador)
Aquisição de competências práticas necessárias à animação em videojogos.

MODELAÇÃO 3D
(Modelação 3D)
Aquisição de técnicas de modelação utilizadas na produção de videojogos. Competências na preparação de modelos 3D, prontos a serem importados para um motor de jogo 3D, ou transposição para um nível em que possam ser animados.

UNITY 3D I
(Motor de jogos em 3D)
Aquisição de competências em motor de jogos 3D (Unity), necessárias para a produção dum videojogo.

CRIAÇÃO DE AMBIENTES 3D
(Ambientes 3D)
Aquisição de conhecimentos em modelação 3D avançada - prepa¬ração de elementos cénicos, que serão utilizados em ambientes 3D para videojogos.

METODOLOGIAS DE PESQUISA I
(Estudos contextuais para produção de média criativos)
Aquisição de abordagens teóricas e práticas na produção de mé¬dias relacionado com videojogos, como, pesquisa metódica, Marketing e Comunicação (gestão de redes sociais, construção de Press-kits, comportamentos em eventos).

GESTÃO DE PROJECTOS DE VIDEOJOGOS
(Conceção, implementação e avaliação de projectos)
Aquisição de competências na organização orçamental, calendário de produção e projecção financeira dum projecto profissional.

TÉCNICAS DE GAME DESIGN
(Técnicas de design em jogos de computador)
Aquisição das competências necessárias para elaborar uma proposta de design de um videojogo através de pesquisa aplicada. Desenvolvimento e prepa¬ração de documentação duma proposta de design (Game Design Document).

PRODUÇÃO CRIATIVA EM 2D
(Gráficos digitais 2D para videojogos)
Estudo e revisão das técnicas introduzidas no ano anterior. Aquisição de novas competências na utilização de software, ferra¬mentas e técnicas criativas necessárias para conteúdos 2D para jogos.

MENUS & UI
(Interfaces humanos em jogos de computador)
Aquisição de competências em conceção, desenvolvimento e integração de User Interface/User Experience em ambientes de desenvolvimento para videojogos.

ANIMAÇÃO 3D
(Animação 3D)
Aquisição de competências em representação do movimento e comportamento da personagem (personalida¬de, ou estados de espírito). Competências técnicas e específicas em desenvolvimento de conhecimentos anatómicos e comportamentos da animação.

UNITY 3D II
(Garantia da Qualidade para Jogos de Computador)
Estudo e revisão das técnicas introduzidas no ano anterior. Aquisição de novas competências utilizando software e ferramentas dentro dum motor de jogo.

METODOLOGIAS DE PESQUISA II
(Técnicas de pesquisa para produção de média criativos)
Estudo e revisão das técnicas introduzidas no ano anterior. Aquisição de novas competências técnicas na pesquisa, investigação, Comunicação, assim como novas formas de apresentação dos projectos ao público.

TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO DE PROJECTOS DE VIDEOJOGOS
(Investigação de temas especiais para produção de média criativos) Aquisição de técnicas de pitching e novos métodos na apresentação de projetos de videojogos perante terceiros.