Curso de Ilustração para os Novos Media // ANUAL

Apresentação

A Ilustração marca hoje uma presença muito forte em todos os meios digitais e interativos, para além de variados suportes impressos. Neste curso desenvolves estilos e técnicas de produção de layouts para marcas, produtos ou projetos de autor para maior visibilidade nesses meios: revistas, jornais, redes sociais, websites, blogs.
Aprendes técnicas de ilustração, tratamento e produção de imagem para criares um ebook, fanzine, artwork para projetos musicais ou culturais, por exemplo.
Aplicas conceitos de comunicação que envolvem noções de narrativa, usabilidade, layout e tipografia.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

UNIDADE 1 // PROCESSO CRIATIVO

O conceito de Ilustração e as suas diferentes tipologias. Como desenvolver um processo criativo.
Experimentação nos domínios da ilustração interpretativa e descritiva.
Estudo da relação entre imagem e texto. Narrativa: Comunicar com clareza.
Workshop de Desenho à mão livre.
Desenho digital com uso de mesa e caneta digital.

UNIDADE 2 // ILUSTRAÇÃO E OS MEIOS ANALÓGICOS
Responder a briefing de ilustração descritiva / editorial. Responder a briefing de ilustração interpretativa / de autor. Exploração da linha e mancha, forma e cor e composição. Colagem e Recortes: ilustrar sem desenhar.
Carimbos, Stencils e técnicas de transferência de imagem.
Consolidação de valências no uso de materiais analógicos para o posterior tratamento nos meios digitais.
Construção de livros e Pop-ups.
Stippling: técnica de ilustração científica aplicada à ilustração
experimental.
Serigrafia em atelier especializado. Risografia em atelier especializado.

UNIDADE 3 // ILUSTRAÇÃO DIGITAL E PARA O DIGITAL
Tratamento avançado de imagem, integração de imagens provenientes de origens diferentes, retoque digital, integração tipográfica.
Produção de gráficos de natureza fotográfica, edição de côr e efeitos de côr.
Gráficos vectoriais.
Produção de tipografia digital: criação e integração tipográfica, cuidados na utilização de fontes, tipografia criativa.
Pintura digital; converter desenhos analógicos em digitais. Simulação do analógico no digital.
Resposta a briefings Editoriais (Publicidade, Capas de Livros,
Ilustração para Jornais e Revistas).
Artwork para música (Capas de CDs, Merchandise, Gráficos para
video-projecção em espetáculos).
Criação de Infografias.
Princípios de ilustração para os novos media, estática e animada.
Construção de um storyboard.

UNIDADE 4 // PROJETO FINAL
Projeto individual, de autor, que pretende desenvolver os conheci mentos e competências adquiridas no curso, para apresentação de um projecto pessoal do aluno. Desenvolvimento e execução acompanhados por um professor.
Apresentação a um Júri composto por profissionais do meio.

UNIDADE 5 // PORTFOLIO
Criação de um portfolio profissional.
Como selecionar e apresentar trabalhos online. Técnicas de divulgação do individuo como Autor. Técnicas para a divulgação de um projecto.
Workshop de Marketing digital.
Workshop de Direitos de Autor e Contratos.

UNIDADE 6 // PROGRAMA ETIC_IDEIA
> Laboratório de Inovação e Criatividade.
> Criação de conceitos e produtos com potencial de mercado.
> Projetos em competição com atribuição de prémios.
> Participação de cerca de 200 alunos dos diferentes cursos.
> Trabalho desenvolvido em equipas multidisciplinares.