Design de Comunicação e Multimédia - BTEC HND

Apresentação

 

Com a globalização de uma cultura visual em massa, é necessário diferenciar-se e criar novas realidades para a comunicação de ideias e conceitos nos contextos sociais e culturais atuais. Os media digitais permitem a rápida difusão e implementação das ideias, pelo que é importante compreender a prática do design atual, como disciplina potenciadora de novos formatos e significados. Com forte componente criativa, o curso propõe desafios à definição de uma linguagem artística própria, seja em projetos de intervenção cultural, social ou musical, entre outros. Da metodologia ao processo de criação, da planificação à consolidação, os alunos ampliam o seu potencial criativo com trabalho multidisciplinar nas áreas do Design Gráfico, Animação, Vídeo, Artes Visuais, Fotografia, Web Design e Multimédia. Têm contacto com a realidade profissional, desenvolvendo objetos de comunicação multimédia para eventos ou organizações (Moda Lisboa, por exemplo), e vão contruindo estratégias inovadoras para configurarem o seu perfil profissional.

Estrutura do curso

UNIDADES CURRICULARES

COMUNICAÇÃO VISUAL EM ARTE E DESIGN
Desenvolver as competências necessárias para comunicar ideias através de aplicações especializadas, tendo em mente um cliente ou uma finalidade.

GERAR E DESENVOLVER IDEIAS EM ARTE E DESIGN
O pensamento criativo e a capacidade de gerar um fluxo livre de ideias são aptidões essenciais a artistas e designers. Esta unidade desenvolve as competências necessárias para gerar e comunicar ideias visualmente.

REFERÊNCIAS CONTEXTUAIS E CULTURAIS EM ARTE E DESIGN
Estimular a compreensão dos fatores sociais, psicológicos, culturais, históricos e comerciais que servem de base a toda a teoria e prática das artes visuais e são transversais ao espetro de temas da especialidade.

PRÁTICA PROFISSIONAL EM ARTE E DESIGN
Alargar o conhecimento do aluno relativamente a práticas profissionais na sua área de especialidade, relacionando-as com objetivos pessoais e oportunidades de carreira.

CONCEÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
Desenvolve competências para a colocação de dúvidas de forma independente, realizando uma investigação sustentada da relevância direta para o seu desenvolvimento vocacional, académico e profissional.

PRINCÍPIOS DO DESIGN
Conhecimento e compreensão das questões que têm centrado o debate
sobre as finalidades e os processos do design.

DIREÇÃO ARTÍSTICA PARA PUBLICIDADE
Competências e conhecimento do trabalho em equipas criativas de forma a gerar conceitos visuais para publicidade, usando a comunicação visual e as competências tipográficas.

COMPETÊNCIAS TIPOGRÁFICAS
Desenvolver a compreensão e as competências dos alunos relativamente à
tipografia e sua aplicação em trabalhos impressos, digitais e em ecrã.

DESIGN EDITORIAL
Conhecimento e competências em design editorial. Desenvolvimento de soluções para projetos de design criativo para print e ambiente digital.

IDENTIDADE CORPORATIVA EM DESIGN GRÁFICO
A natureza social e cultural subjacente à configuração visual de marcas e produtos, desenvolvendo competências de design gráfico na sua projeção comercial.

COMUNICAÇÃO VISUAL EM DESIGN GRÁFICO
Desenvolver competências e compreensão quanto à forma como o significado. As mensagens e a informação comunicadas visualmente através de produtos de design gráfico.

CRIAÇÃO E GESTÃO DE WEBSITES
Competências e conhecimentos dos alunos na criação e gestão de aplicações baseadas na Web.

ARTE, DESIGN E MULTIMÉDIA EM AMBIENTE DIGITAL
Desenvolvimento de um projeto no contexto de um Briefing Digital.

PÓS-PRODUÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEO DIGITAL
Competência em planeamento, preparação e apresentação de produções digitais para imagens em movimento.

TÉCNICAS FOTOGRÁFICAS
Competências em técnicas fotográficas no local e em estúdio, desde a captura inicial, passando pelo processamento, até ao resultado final.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE IMAGEM DIGITAL
Competências e compreensão em pesquisa, criação, desenvolvimento e
gestão de imagens digitais para fins específicos.