Criatividade no Workshop de Modding mostra versatilidade do curso de Computer Science

Um workshop de Modding reuniu no final de maio cerca de três dezenas de estudantes no espaço Atmosferas, na ETIC. Ao longo de três horas e meia foi possível experimentar equipamento de realidade virtual, a cargo da Gárgula Gaming Esports Lounge, e ter contacto com o Modding, uma atividade que consiste na personalização de computadores.

“A criatividade é fundamental nesta atividade, contrariando até a ideia de que quem passa muito tempo em frente ao computador não se preocupa com essas coisas. Preocupa-se, sim, e a prova é que é possível fazer coisas muito originais”, explica João Pedro Mateus, aluno do primeiro ano de Computer Science and Pratical Programming, curso de dois anos da ETIC que confere o diploma HND – Higher National Diploma.

João Pedro, que ajudou a organizar este workshop, ressalva que o evento permitiu aos alunos “ver alguns modelos de computadores personalizados e poderem lidar com a realidade virtual”. “Havia pessoas que nunca tinham experimentados equipamentos de realidade virtual e isso foi, sem dúvida, uma das coisas mais interessantes do workshop”.

O estudante, de 25 anos, chegou à ETIC em outubro do ano passado na esperança de encontrar um curso “de forte componente prática”, sem recurso às “abordagens clássicas dos computadores”. E foi isso que encontrou.

Um ano depois, não hesita um momento na avaliação que faz. “Está a correr muito bem, porque o curso de Computer Science tem uma grande variedade de áreas abordadas, o que permite aos alunos poderem ter uma noção clara das várias possibilidades que têm pela frente”.

João Pedro Mateus realça que o forte do curso tem a ver com "a qualidade e disponibilidade dos professores e a sua paciência”. Por isso, aconselha-o a todos aqueles que gostam de computadores, mas que ainda não têm a certeza da área que querem seguir.

“Este curso de Computer Science é uma espécie de rodízio. Através dos vários módulos, é possível experimentar tudo e depois então perceber do que é que mais se gosta”, brinca.

Hardware, base de dados, prototipagem, código, videojogos, realidade virtual e realidade aumentada, webdesign são algumas das áreas abrangidas neste curso de dois anos ministrado na ETIC.

O curso Computer Science and Pratical Programming arranca em Outubro, com aulas de segunda a sexta-feira entre as 14h00 e as 18h00. O coordenador do curso é Fernando Moreira, Fundador e Diretor Geral da Angry Ventures – Venture builder de produtos tecnológicos, Fundador do Etherify – Blockchain Venture Builder. É ainda autor de 3 livros sobre computação, geração de ideias e criação de negócios.

Podes consultar mais informações aqui