Erasmus +: Alunos da ETIC à conquista da Europa na melhor aventura das suas vidas

Três meses de uma “experiência única”, avassaladora, que lhes mudou a vida. Foi assim o programa Erasmus + para um novo conjunto de alunos finalistas da ETIC, que viveram uma aventura sem comparação.

O que têm em comum a Inês, o José, o Marcelo ou a Joana? E a Marta? E a Margarida? Todos são alunos da ETIC e regressaram da maior aventura das suas vidas.

Durante três meses viveram fora de Portugal, ao abrigo do Erasmus +, um programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto. Ao longo de três meses mais de quatro milhões de cidadãos europeus, onde se incluem os alunos da ETIC, têm mais oportunidades de estudo, formação e aquisição de experiência no estrangeiro.

Inês Lopes esteve em Roma em Estágio Erasmus +. Na hora do regresso, o balanço não poderia ter sido mais positivo. “Hoje, dou valor e agradeço a mim mesma pelo meu empenho e dedicação ao longo dos dois anos de curso. Caso contrário, não teria a oportunidade de concorrer a este programa que nos oferece tantas e tão boas oportunidades. Três meses que me acompanharão para o resto da vida, que vou relembrar sempre com saudade e com um sorriso na cara”, conta.

A capital italiana foi também quem recebeu de Marta Melo. E as palavras no final da viagem explicam bem o que vai na alma desta aluna da ETIC. “Quero agradecer à ETIC pela oportunidade que me proporcionou no estágio que realizei em Roma. Conheci pessoas que, para além de excelentes profissionais, eram também humanamente ricas, pelo que nunca as vou esquecer. Em relação ao estágio, consolidei e apliquei os conhecimentos que adquiri no curso da Etic.”

Berlim acolheu Inês Rosa, do curso de Produção anual ETIC. E não se arrepende. Na sua mensagem de regresso não escondeu a sua felicidade.

“Não há forma como resumir ou descrever a minha experiência em Berlim porque, sei que parece lamechas, mas foram meses incríveis e sinto não há nada que eu possa escrever que explique o que foi vivido.
Nestes 3 meses em Berlim aprendi imenso, tanto a nível pessoal como a nível profissional. Conheci pessoas espetaculares (das quais tenho muitas saudades) que fizerem o meu Erasmus melhor do que poderia ter imaginado”. Esclarecedor, não?

Três meses depois, a experiência de Joana Espadinha está guardada no coração. “Sinto que profissionalmente saio muito mais preparada para novos desafios e com vontade de arriscar, de conhecer novas pessoas e participar em novos desafios”, revela a finalista do curso HND em Design de Moda e Inovação, que ficou também em Berlim.

E acrescenta: “Pessoalmente, sinto que tirei maior partido possível da cidade e grade parte graças à companhia da minha colega de Erasmus+. Planeamos e visitámos a cidade de uma ponta à outra, e eu apaixonei-me. Foram tantos os desafios, mas os bons momentos conseguiram ser ainda mais, e hoje vejo Berlim como a minha segunda casa.”

E o Marcelo Pereira, o que diz ele da sua aventura em Itália? “Quando decidi matricular-me no curso técnico em audiovisual coloquei como meta ter um bom desempenho pois muito almejava participar deste intercâmbio, e aqui está! Uma grande experiência profissional que já pesa no meu currículo, mas acima de tudo, uma grande bagagem e experiência de vida com um valor que transcende quaisquer letras escritas no currículo ou as imagens registadas no meu portefólio. 
Só me resta a agradecer à ETIC por estes 90 dias que foram os mais intensos que já vivi”, conta.

Podes ver os testemunhos e todas as fotografias dos alunos da ETIC que participaram no programa Erasmus + na página de Facebook ETIC - Integração Profissional e Erasmus +