Projeto EuroSteam

ETIC parceira do projeto EUROSTEAM


Melhorar a experiência dos alunos através da abordagem educacional STEAM*

*STEAM é uma abordagem educacional para professores das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática como pontos de acesso para orientar a pesquisa dos estudantes, o diálogo e o pensamento crítico.
Os resultados finais são proporcionar aos alunos uma aprendizagem experiencial, persistência em resolver problemas, colaboração e desenvolvimento de trabalho através de processos criativos.

O EuroSteam é um projeto Erasmus+, ação chave 2 – “Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas”, que visa o apoio às organizações para que possam trabalhar em conjunto e melhorarem os seus programas e partilharem práticas inovadoras.

 Este projeto  pretende proporcionar Campos STEAM* acessíveis em toda a Europa, para que professores possam usar nas salas de aula e melhorar a experiência dos alunos, através da abordagem educacional STEAM. A proposta do EuroSTEAM reúne sete parceiros europeus; South West College(UK); ETIC (PT); Museo dei Bambini(IT); Via Mar Dei Caraibi(IT), Heilig Graf (BE), Thomas More(BE), e Tknika(ES)., cada um com o seu know-how específico e experiência em educação STEAM .

 O principal produto do projeto será o desenvolvimento de um kit de ferramentas de formação para professores para futuras implementações de atividades de educação STEAM efetivas e inovadoras que desenvolvam a criatividade natural, a fim de aumentar o interesse dos estudantes em educação científica e carreira.

O EuroSTEAM oferecerá aos alunos diferentes perspetivas e abordagens, de forma a encontrarem os seus interesses e pontos fortes na educação STEAM, proporcionando uma melhor compreensão, a nível europeu, sobre o impacto das práticas de ensino inovadoras como método para abordar o subentendimento básico de matemática, ciência, arte e alfabetização. O resultado duradouro do projeto será aumentar a qualidade da educação STEAM garantindo a disponibilidade de materiais didáticos inovadores em toda a Europa e aumentar a motivação de professores e alunos na aprendizagem da matemática, ciência, arte e alfabetização.

 A ETIC atua como parceira do projeto  e participa em colaboração com o Colégio Cesário Verde (pertencente ao Grupo de Educação ETIC) na aplicação das atividades piloto.

 Mais informações sobre o projeto e atividades desenvolvidas em:

http://www.eurosteamproject.eu/
https://www.facebook.com/eurosteamproject