Produção e Criação Musical ::  BTEC-Higher National Diploma

Desde o início do novo Milénio que a Indústria musical sofre, em ritmo acelerado e por vezes exponencial, grandes mudanças. Mudanças no seu modelo de negócio, na sua estrutura de relações e territórios de operação, nos seus objectivos e comunicação.

O músico hoje em dia tem a necessidade de perce­ber tudo isto – longe vão os tempos em que poderia apenas “limitar-se” a criar na sua sala de ensaios ou home studio, ignorando o mundo lá fora. Cada vez mais o músico é autor, compositor, produtor e gestor da sua própria carreira. Não é que tenha de se tornar um verdadeiro homem da Renascença ou simplesmente de negócios, mas deverá estar atento a todas estas mudanças, sabendo interpretá-las, para que possa defender e conduzir da melhor ma­neira o seu percurso, com liberdade e voluntarismo.

O curso de Produção e Criação Musical HND reflec­te isso mesmo sendo uma viagem de dois anos que tem como destino o início da actividade do aluno no meio musical. É um curso muito prático que o acompanha desde os seus primeiros passos, onde desenvolve capacidades de escrita e composição, assim como o conhecimento técnico necessário e fundamental para se mover à vontade num estúdio de gravação. Estúdio onde convive com o analógico e o digital, por entre os microfones certos para cada captação e os vários softwares de gravação, descobrindo o fascínio da edição, o equilíbrio da mistura e o processo de lapidação da masterização.

 É também durante esta viagem que o aluno irá aprender a saber ouvir, a encontrar a sua própria voz (literalmente) e materializar os seus sonhos, aperfeiçoando a sua personalidade estética e artística. E por isso, porque acreditamos que nada surge do nada e por acaso, o aluno será convidado a entrar na História da música popular, a descobrir, a deixar-se fascinar e influenciar por ela, desde o estilo mais alternativo ou mainstream até às músicas do Mundo.

 O aluno não acaba o seu curso sem levar consigo as noções mais actuais do negócio da música. Num universo em constante mudança, onde muito se questiona sobre a sua eficácia e justiça, onde as “leis” de marketing e comunicação se reescrevem diariamente sobre elas próprias, onde a actividade “ao vivo” é cada vez mais o palco principal e ganha pão do músico profissional, é necessário que a mú­sica se defenda a ela própria e para isso é necessá­rio que o criador de conteúdos tenha uma palavra, consciente, a dizer.

Os professores, aqui companheiros de viagem, são profissionais do meio, todos em actividade, que partilham com os alunos a sua sabedoria e a sua experiência, tendo a abertura necessária de quem sabe ouvir. São também presenças habituais na ETIC artistas consagrados de várias gerações e géneros musicais, que em guest sessions partilham parte da sua vida profissional. Existem também um outro tipo de workshops, mais ligadas a aspectos técnicos inerentes a esta actividade.

A ETIC põe à disposição do aluno, além do mate­rial por aluno existente em sala de pós-produção áudio, três estúdios de gravação, dois estúdios de produção e pós-produção, uma sala de masteriza­ção assim como uma listagem de equipamento que pode ser requerido antecipadamente para a feitura de todos os trabalhos.

 O curso vai também aprendendo com ele próprio: são muitos os alunos que já passaram pela ETIC - alguns agora em percursos internacionais - que deixam a sua marca, a sua invenção, a sua inovação, acrescentando algo. A rapidez com que tudo se pas­sa hoje em dia obriga-nos, paradoxalmente, a estar mais atentos, a ir mais fundo na nossa pretensão profissional de seguirmos viagem com êxito e de não

ficarmos apenas por uma ocupação sazonal ou reféns de algum hype passageiro. Aqui pensa-se no futuro.