Como somos

 

FUNDADA EM 1991, A ETIC É UM EXEMPLO DE EXPERIÊNCIA EM PEDAGOGIA E FORMAÇÃO PRÁTICA E INOVADORA. 

Cinema e Televisão, Design, Som e Música, Fotografia, Media Interativo, Marketing Digital, Jornalismo e Novos Media, Turismo, Eventos, Moda, Artes Performativas, Animação e Videojogos estão entre as áreas de formação da ETIC. Em Portugal, fomos pioneiros no ensino destes domínios técnicos. Hoje, continuamos a inovar com propostas educativas alinhadas com o mercado e as suas transformações. A ETIC distingue-se por uma postura prática, acessível e descontraída, mas rigorosa.                                                

 

       

TRANSMITIR CONHECIMENTO, PARTILHAR EXPERIÊNCIA.

A aquisição de conhecimento deve ser acompanhado de bons métodos de trabalho, da permanente disponibilidade para aprender, de espírito crítico, de curiosidade e de uma visão do todo. Na ETIC, estas qualidades, essenciais à formação dos futuros profissionais, são apreendidas através do saber e da experiência de professores que são especialistas reconhecidos e em plena atividade nas suas áreas. A grande proximidade entre aluno e professor, permite uma aprendizagem prática e um entendimento realista do meio laboral que possibilita uma rápida adaptação ao ambiente profissional. 

ENTENDIMENTO DO MERCADO DE TRABALHO DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS E CULTURAIS.

Tão importante como a experiência pedagógica é o diálogo continuado que a ETIC mantém com o mercado de trabalho e com os atores da economia criativa. Esta relação visa, por um lado, recolher informação relativa às expectativas e necessidades do mercado quanto ao perfil dos novos profissionais e, por outro, atualizar os conteúdos e os programas de estudo de acordo com as tendências da indústria e os contextos socioculturais.
 

ORIENTAÇÃO PARA O PROJETO, APRENDER FAZENDO.

As áreas de ensino da ETIC exigem uma cultura e metodologia de projeto que fundamentam a sua orientação pedagógica. A Escola também se assume como um laboratório onde o erro e a experimentação são bem-vindos e estimulados. Os trabalhos dos alunos conhecem a crítica. Sistematicamente, especialistas são convidados a observar e comentar os projetos. As melhores criações participam em concursos e exposições e ganham visibilidade.

TREINO NUMA DINÂMICA PROFISSIONAL

Aproximamos o ambiente escolar à realidade do mercado de trabalho.
O objetivo é preparar os alunos para as exigências do meio profissional, quer seja junto de empregadores, quer se tratem de iniciativas próprias ou como freelancer. Para isso, é essencial fomentar o sentido de responsabilidade, a competitividade, o trabalho em equipa, a orientação para o cliente e o networking. O espírito empreendedor é estimulado e os alunos são apoiados na concretização de projetos com potencial de mercado.

 

 

UM MIX DE COMPETÊNCIAS DIFERENCIADORAS

Na ETIC, também valorizamos a preparação dos alunos para além das competências técnicas e criativas. Apresentar um projeto, defender um conceito, comunicar uma ideia, elaborar uma proposta de um cliente, são aptidões diferenciadoras num profissional da indústria criativa. Neste sentido, nos planos curriculares, integramos projetos lançados por empresas, marcas e instituições, para as quais os alunos desenvolvem trabalhos que são avaliados por especialistas. Desta forma, proporcionam-se experiências reais e adquirem-se competências de comunicação e promoção profissional.